O Instituto para a Qualificação, IP-RAM, um ano após a conclusão dos cursos de aprendizagem e dos cursos profissionais, cursos de nível 4 que conferem o 12º ano e uma qualificação profissional, apurou a taxa de empregabilidade dos seus ex-formandos.
Dos 121 ex-formandos que concluíram a formação com sucesso em julho de 2023, 68 eram da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes (EPFF) e 53 do Centro de Formação Profissional da Madeira (CFPM). Destes, 111 responderam ao inquérito sobre a sua situação profissional.
Resultados do inquérito por modalidade de formação
N.º de formandos
Situação dos ex-formandos
Cursos Profissionais
(EPFF)
Cursos de Aprendizagem
(CFPM)
Concluíram os cursos
68
53
Respostas ao inquérito:
58
Empregados
36
44
Estudantes
21
7
Desempregados
1
2
Os resultados obtidos revelaram uma notável taxa de empregabilidade de 96,4% entre todos os ex-formandos, conforme apresentado no gráfico abaixo. Especificamente, estavam empregados, 97,3% dos ex-formandos dos cursos profissionais e 95,7% dos ex-formandos dos cursos de aprendizagem.
Além destes resultados, o inquérito apurou uma excelente taxa de 98,3% de ex-formandos ocupados (a trabalhar ou a estudar).
Verifica-se, ainda, uma taxa residual de ex-formandos desempregados na ordem dos 3.6%. Alguns destes ex-formandos terminaram recentemente os respetivos estágios profissionais e aguardam o início de propostas de emprego entretanto recebidas.
Estes dados salientam o sucesso e o impacto dos programas educativos da EPFF e do CFPM, tanto na vida profissional como na vida pessoal dos formandos.
Refira-se que os cursos em apreço foram cofinanciados pelo Portugal 2020 e pelo Programa Madeira 14-20, através do Fundo Social Europeu.