No dia em que se assinalou o Dia Mundial do Cuidador, a Direção de enfermagem do SESARAM EPERAM não poderia deixar de assinalar a data com um evento dedicado ao tema. Neste sentido, foram reunidos diversos profissionais de saúde, cuidadores e a comunidade para discutir e ponderar acerca do papel e desafios enfrentados pelos cuidadores informais e as oportunidades para apoiar esta função essencial.
Ana Clara Silva, Diretora Regional para as Políticas Públicas Integradas e Longevidade, apresentou o tema “Envelhecer em Casa – Impacto no Cuidador Informal”, destacando as limitações do Estatuto do Cuidador Informal, regulamentado em 2022, e os principais desafios enfrentados, como falta de recursos, impacto financeiro, invisibilidade social e cuidados a pessoas com Alzheimer. Abordou ainda o "Caring Gap", o desequilíbrio crescente entre a necessidade de cuidados e a disponibilidade de cuidadores, e propôs medidas como capacitação, reconhecimento social e políticas públicas mais eficazes para apoiar os cuidadores..
Ana Clara Silva, encerrou o evento com uma mensagem de gratidão e esperança, sublinhando a necessidade de continuar a luta por políticas mais inclusivas e equitativas: “Cuidem-se com o mesmo carinho com que cuidam dos outros. Com gratidão e esperança, seguimos juntos