Nesta ocasião, o programa Madeira Viva da RTP Madeira recebeu as docentes Carla Ferreira, coordenadora do Edu-LE, e Patrícia Petiz, assessora do projeto.
A equipa Edu-LE preconiza um percurso de mais 20 anos ligado à promoção do acesso a uma língua estrangeira precocemente em linha com a existência das escolas a tempo inteiro na Região. Para o efeito, dispõe de uma equipa de professores para professores que procura apoiar os docentes da região numa ótica da partilha de experiências e de boas práticas entre profissionais.
O Edu-LE é responsável, entre outros aspetos, por acompanhar a lecionação da LE – Inglês no 1.º CEB e a sensibilização à língua inglesa na Educação Pré-Escolar; por compilar documentos de cariz pedagógico que orientem a lecionação da LE – Inglês em conformidade com o contexto específico da RAM e em articulação com diretrizes nacionais e europeias, sendo que foi percursor na utilização do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas como base para a sua documentação; divulgar novas práticas, metodologias, documentação e conceitos junto dos docentes a lecionar nesta área; dinamizar formação para os docentes a lecionar LE – Inglês no 1.º CEB e na Educação Pré-Escolar, bem como apoio pedagógico e metodológico; promover o uso do portefólio como ferramenta avaliativa no contexto regional e também promover a aprendizagem de línguas enquanto ferramenta promotora de sucesso.
O Edu-LE pretende que as atividades em contexto escolar sejam impulsionadoras de uma aprendizagem com recurso a metodologias diversificadas, lúdicas e promotoras de aprendizagem efetiva e que cativem os alunos para as línguas, nomeadamente para o inglês. Acrescente-se que a tomada de consciência de outras línguas e culturas e a descoberta de outros modos de viver promovem a tolerância, o respeito pelos outros e a aceitação da diferença. Segundo um provérbio chinês: “aprender uma língua é ter mais uma janela para ver o mundo”.
Assista ao programa em : Madeira Viva 2024 Episódio 168 - de 27 nov 2024 - RTP Play