O presidente do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), Manuel Filipe, abriu a conferência que assinala os 25 anos de Laurissilva como património mundial. Na sua intervenção de boas-vindas, destacou a importância da Laurissilva da Madeira, uma floresta que une os madeirenses.
A intervenção do Presidente do IFCN:
«Cabe-me a mim dar-vos as boas-vindas a este evento. Um momento de enorme satisfação, quanto dirigente máximo do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, entidade que gere o Bem Laurissilva da Madeira, que é Património Mundial da UNESCO.
Cumprimento o sr. Presidente do Governo Regional, o Dr. Miguel Albuquerque, e agradeço a sua presença que muito engradece este evento.
Cumprimento a sra. Secretária Regional de Agricultura, Pescas e Ambiente, a Dr.ª Rafaela Fernandes, e agradeço todo o seu apoio nas políticas direcionadas para a proteção e conservação da Laurissilva da Madeira.
Cumprimento o Magnífico reitor da Universidade da Madeira, o Prof. Sílvio Fernandes, dizendo que a Universidade da Madeira sempre foi um parceiro muito importante do IFCN.
Cumprimento o Conselheiro do Governo de Canárias. D. Mariano Zapata, agradecendo a sua presença e participação da região de canárias neste evento.
Cumprimento a Dr.ª Rita Brasil, em representação do Sr. Embaixador Moraes Cabral, Presidente da Comissão Nacional da UNESCO em Portugal. Muito nos honra a sua presença, ainda mais como oradora.
Cumprimento os representantes da Zona marítima da madeira, Comando territorial da GNR, da Zona Militar da Madeira, da polícia de Segurança Pública e da Polícia Judiciária. Obrigado pela vossa presença.
Cumprimento os meus colegas de outras instituições públicas aqui presentes, Serviço Regional de Proteção Civil, Direção regional das Pescas, Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira, Direção Regional de Ambiente e Mar e da Direção regional da Juventude.
Srs. Vereadores das Câmaras Municipais do Funchal, Machico e Santana. Obrigado pela vossa presença e um agradecimento muito especial à Câmara Municipal do Funchal pela cedência destas magníficas instalações para o evento.
Cumprimento o Presidente Regional da Madeira da Ordem dos Biólogos.
Cumprimento os representantes das Juntas de Freguesia da Sé e Monte, e demais entidades militares e civis.
Cumprimento de forma especial o sr. Bazenga Marques, antigo Secretário Regional de Agricultura, Florestas e Pescas, que em 1999 foi o principal responsável pela Candidatura da Floresta Laurissilva a Património Mundial da UNESCO.
Cumprimento os ilustres palestrantes convidados, que sei que com as suas apresentações irão enaltecer o evento.
Um cumprimento muito especial aos inúmeros funcionários do IFCN aqui presentes, que no passado e ao longo de muitos anos contribuíram para que hoje fossem possíveis estas comemorações. A todos, desde os Assistentes Operacionais, Assistentes Técnicos, Técnicos Superiores, Corpo de Polícia Florestal, Corpo de Vigilantes da Natureza, aos meus colegas de Conselho Diretivo e mais recentemente, os Sapadores Florestais, o meu muito obrigado pela vossa dedicação e espírito de missão.
E, por fim, um cumprimento e agradecimento a todos os cidadãos que se inscreveram neste evento, dizer que a vossa presença é muito importante e um reconhecimento da importância da Floresta Laurissilva, do nosso trabalho diário em prol desta floresta, uma floresta que une os madeirenses e que sempre esteve na história e vida dos madeirenses.
Chegámos a este patamar de reconhecimento inequívoco do papel e importância internacional da Floresta Laurissilva da Madeira.
A floresta de hoje é fruto de séculos de interação entre o homem e a natureza, um equilíbrio que continua a evoluir com a nossa determinação em garantir um futuro sustentável.
Obrigado, mais uma vez, e desejo de uma boa conferência».