O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, esteve hoje, ao início da noite, na cerimónia de abertura oficial das Iluminações de Natal e de Fim-de-Ano
Este ano, pela primeira vez, as luzes acenderam-se com o premir de um botão na Praça do Povo. Às 18 horas em ponto, uma jovem madeirense, escolhida de entre os muitos presentes, fez as honras de abertura das festividades.
Uma inovação, a que se juntam muitas outras, sobretudo na baixa do Funchal, que reúne muitos locais de interesse, devido à realidade aumentada e à interatividade do projeto concebido para 2024.
Na ocasião, Miguel Albuquerque fez questão de agradecer aos funcionários das empresas encarregues de executar o projeto de iluminação por o realizarem em cerca de duas semanas, por um esforço que obrigou a trabalhar «noite e dia».
Convidado pelos jornalistas a expressar votos para a Festa, o Chefe Governo disse esperar que a Festa traga a todos os Madeirenses a continuidade do que tem sido uma realização conjunta: «crescimento económico, desenvolvimento da Região e o bem-estar de todos.»
As iluminações natalícias vão colorir as principais avenidas e artérias do centro e arredores do Funchal, entre 1 de dezembro e 8 de janeiro, com as decorações da baixa da cidade a terem como motivo de inspiração a borboleta Cleópatra-da-Madeira, espécie endémica da Região.
Em termos ambientais, a tecnologia e equipamentos utilizados são de baixo consumo, com o uso exclusivo de LED, respeitando os padrões de eficiência energética e sustentabilidade ambiental.