O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, convidou hoje professores e sobretudo os pais presentes na cerimónia de entrega de Prémios de Mérito a alunos da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco a refletirem sobre o papel da Educação na Madeira e o legado a deixar às novas gerações.
O Chefe do Governo abordou a aposta estratégica, que tem vindo a ser desenvolvida de forma planeada, largamente implementada na Região – 5º ao 11º ano de escolaridade – e em antecipação ao País, em concertação com as escolas e com os professores ao nível dos manuais digitais, das salas do futuro, do ensino da robótica, das matemáticas aplicadas, da computação, tendo por objetivo garantir a educação de excelência às novas gerações, preparando-as para os desafios do futuro.
«A educação é o maior legado que podemos dar aos nossos filhos. Vocês podem dar dinheiro, mas o mais importante é prepará-los para a sociedade que aí vem», disse Miguel Albuquerque, dirigindo-se em particular aos pais presentes na cerimónia.
O Presidente do Governo disse que na Madeira temos «alunos determinados, autodisciplinados, que desenvolvem métodos de trabalho», relevando os resultados alcançados nos testes PISA de 2022, os quais superaram a média nacional e se aproximaram ou até ultrapassaram, em algumas áreas, as médias dos estudantes da OCDE.
A Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco distinguiu 136 alunos com os Prémios de Mérito.