Nesta ocasião, o programa Madeira Viva da RTP Madeira recebeu Natalina Santos, Diretora de Serviços de Educação Artística da Direção Regional de Educação.
O Advento Musical é uma iniciativa que une a música e o espírito natalício num projeto único.
Diariamente, entre os dias 1 a 24 de dezembro, às 9 horas, será publicado um vídeo nas das redes sociais da DRE - Facebook (@DREMadeira), Instagram (@dre.madeira), e YouTube (@direcaoregionaldeeducacao7854) -, assim como nas redes sociais da DSEA - Facebook (@dseaeducacaoartistica), Instagram (@dsea.madeira) e YouTube (@educacaoartistica294).
Estes vídeos, com interpretações musicais realizadas por alunos dos estabelecimentos de educação e ensino da Região Autónoma da Madeira, cuidadosamente preparadas por professores e alunos, inspiram-se no Advento cristão, período que antecede o Natal, destacando valores como a alegria, a fraternidade e a paz, enquanto se aproxima um dos momentos mais significativos para o povo madeirense: o nascimento do Menino Jesus.
A edição deste ano conta com a participação de 17 estabelecimentos de educação e ensino do 1.º ciclo do ensino básico e 7 dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, cuja gravação e edição dos conteúdos ficaram a cargo da Direção de Serviços de Educação Artística e da Divisão de Multimédia do Gabinete do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia
Ao longo desta jornada de 24 dias, alunos e professores terão a oportunidade de partilhar as suas aprendizagens e criatividade no domínio do Canto Coral, interpretando temas clássicos e contemporâneos alusivos à quadra natalícia. As apresentações, que passam por um processo completo desde a seleção dos temas à sua aprendizagem, planeamento e gravação, serão igualmente transmitidas pela RTP Madeira e Antena 1 - Madeira, permitindo que esta celebração chegue a toda a comunidade madeirense.
O Advento Musical promete ser, uma vez mais, uma experiência enriquecedora que não só celebra o talento artístico das escolas madeirenses, como também reforça o espírito de união e partilha típico desta época.
O VIII Festival de Coros Escolares da Região Autónoma da Madeira, terá lugar entre os dias 9 e 13 de dezembro, com 2 apresentações diárias: às 11h e às 15h, na Avenida Arriaga, em parceria com a Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura.
Este festival, inserido nas festividades de Natal e Fim de Ano, sob a responsabilidade da Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, conta, nesta edição, com a participação de aproximadamente 900 alunos provenientes de 24 estabelecimentos de educação e ensino e tem como principal objetivo divulgar o excelente trabalho desenvolvido pelos alunos em contexto escolar, na área do canto.
Ao longo dos cinco dias do festival, o público terá a oportunidade de assistir a uma série de interpretações de músicas natalícias, abrangendo uma vasta diversidade de géneros e estilos musicais, protagonizadas pelos nossos alunos.
Este evento tem vindo, ano após ano, a conquistar um crescente interesse, tanto em relação ao número de escolas e alunos participantes, como também no entusiasmo do público, encantando não só os madeirenses residentes bem como os numerosos turistas que visitam a ilha nesta época festiva.
Assista ao programa em: https://www.rtp.pt/play/p12756/e813295/madeira-viva-2024