Impacto Esperado: Como resultado esperado das atividades e em conformidade com o objetivo do SAMIRA de garantir que as aplicações de radiação ionizante nos Estados-Membros funcionem de acordo com altos padrões de qualidade e segurança, o pessoal médico deve ter melhores ferramentas para assegurar a justificação e otimização dos procedimentos médicos que envolvem radiação ionizante em crianças e jovens adultos.
Estas ferramentas devem assumir várias formas técnicas/práticas, como diretrizes de encaminhamento para imagiologia e diretrizes clínicas melhoradas, orientações, protocolos e ferramentas para exames e equipamentos específicos, bem como currículos e materiais de educação e formação. Também deverão ser organizadas formações para o pessoal hospitalar e campanhas de informação.
Isto beneficiará pacientes pediátricos, adolescentes e jovens adultos, bem como pais e jovens adultos que acedem a serviços de imagiologia nos Estados-Membros. Espera-se que as ações tragam melhorias a curto prazo na segurança radiológica e na qualidade da tomografia computorizada (TC) e de outros exames radiológicos em crianças e jovens pacientes, reduzindo a exposição evitável à radiação ionizante. A médio e longo prazo, espera-se que isto se traduza numa redução dos efeitos secundários evitáveis, como o cancro cerebral associado a exames de TC da cabeça.
Os resultados destas atividades também devem reduzir as discrepâncias na Europa em relação à tecnologia radiológica atual em aplicações médicas, através de uma abordagem coordenada.