Resumo A parceria europeia AGROECOLOGY tem como objetivo acelerar a transição para sistemas agrícolas sustentáveis através de Living Labs (laboratórios vivos) e infraestruturas de investigação. Esta iniciativa reúne a Comissão Europeia, 26 Estados-Membros, países associados e terceiros, para promover uma agricultura capaz de enfrentar os desafios das mudanças climáticas, perda de biodiversidade, segurança alimentar e sustentabilidade ambiental, assegurando ao mesmo tempo a rentabilidade e atratividade para os agricultores.
A agroecologia utiliza interações biológicas naturais, combinadas com ciência, tecnologia e inovação, fundamentadas no conhecimento dos agricultores. Living Labs e infraestruturas de investigação permitirão testar, experimentar e validar novas abordagens em diferentes escalas, promovendo evidências científicas que acelerem a transição agroecológica.
Objetivo AGROECOLOGY vai concentrar recursos para financiar investigação de alto nível, gerar conhecimento, desenvolver tecnologias e implementar atividades que envolvam os vários stakeholders, promovendo a consciencialização, construção de capacidades e a partilha de dados e conhecimento.