Projetos da DROTe recebem menções honrosas nas categorias de Eficácia/Eficiência das Organizações e Promoção da Sociedade mais Inovadora e Digital
A 4.ª edição do Prémio Transformação Digital, promovida pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em parceria com a Oracle Portugal, reconheceu no passado dia 3 de dezembro de 2024, dois projetos inovadores da Direção Regional do Ordenamento do Território (DROTe), destacando o compromisso da Região Autónoma da Madeira com a digitalização e modernização dos serviços públicos.
Entre os premiados, o projeto “Digital DROTe” foi destacado como um dos três melhores na categoria “Eficácia/Eficiência das Organizações”. Este reconhecimento deve-se à criação de uma plataforma tecnológica que otimiza a gestão de dados geográficos e garante a harmonização e disponibilização de informação georreferenciada, uma iniciativa que promove maior eficiência na gestão pública, consolidando a política regional de dados e os processos digitais da DROTe.
Já na categoria “Promoção da Sociedade mais Inovadora e Digital”, o projeto “Sistema Regional de Informação Cadastral” também conquistou uma posição de destaque. Esta iniciativa transformou os processos cadastrais na Região, substituindo procedimentos tradicionais por uma metodologia 100% digital, o que trouxe benefícios significativos para cidadãos e entidades que dependem dessas informações.
Para Ilídio Sousa, Diretor Regional do Ordenamento do Território, que representou a entidade na cerimónia de entrega de prémios, “estes galardões são resultado da aposta do atual executivo na digitalização e modernização dos serviços públicos, que se traduz em mais e melhores serviços para os cidadãos. Este reconhecimento nacional é motivo de orgulho e reflete o trabalho incansável dos técnicos da DROTe em prol de uma administração pública mais eficaz, ágil e acessível."
O Prémio Transformação Digital, tem por objetivo destacar as melhores práticas de adoção de tecnologias de informação e comunicação, reafirmando o papel crucial da digitalização para criar uma sociedade mais eficiente e próxima dos cidadãos.