Âmbito: O objetivo principal das Parcerias de Cooperação é permitir que as organizações aumentem a qualidade e a relevância das suas atividades, desenvolvam e reforcem as suas redes de parceiros, e aumentem a sua capacidade de operar conjuntamente a nível transnacional, promovendo a internacionalização das suas iniciativas. Estas parcerias incentivam a troca ou desenvolvimento de novas práticas e métodos, bem como a partilha e confronto de ideias.
As Parcerias de Cooperação visam apoiar o desenvolvimento, transferência e/ou implementação de práticas inovadoras, bem como iniciativas conjuntas que promovam a cooperação, aprendizagem entre pares e troca de experiências a nível europeu. Os resultados devem ser reutilizáveis, transferíveis, escaláveis e, preferencialmente, possuir uma forte dimensão transdisciplinar.
As Parcerias de Cooperação no domínio da educação e formação apresentadas por ONGs europeias são geridas pela Agência Executiva Europeia para a Educação e Cultura (EACEA). O coordenador da candidatura deve ser uma ONG europeia ativa no domínio da educação e formação. O organismo/secretariado europeu da ONG apresenta a candidatura em nome da ONG europeia.