DRAM marcou presença no 2º Workshop Internacional sobre Origens, Distribuição e Destino de Lixo-Marinho no Atlântico
Na passada semana, a Direção Regional de Ambiente e Mar participou no 2º Workshop Internacional sobre Origens, Distribuição e Destino de Lixo-Marinho no Atlântico. Neste evento, que juntou investigadores dos 3 arquipélagos macaronésicos, a DRAM apresentou o Programa Regional de Monitorização de Lixo-Marinho em praias da Madeira e os seus mais recentes resultados que, recorde-se, permitiram a primeira avaliação ao macrolixo costeiro, no âmbito da Diretiva-Quadro de Estratégia Marinha (DQEM).
Esta oportunidade serviu igualmente para apresentar o projeto FreeLitterAT, mais concretamente as ações que a DRAM, em conjunto com a ARDITI e o CEDRE, pretendem desenvolver no sentido de compreender melhor as origens geográficas e de atividades do lixo-marinho que surge nas áreas costeiras da costa atlântica europeia.
Recorde-se que, a este respeito, a DRAM organizará, em outubro de 2025 e também ao abrigo deste projeto, um Workshop Internacional para melhorar a compreensão quanto às origens de lixo-marinho, pretendendo juntar especialistas de todo o arco atlântico (incluindo Caraíbas e costa atlântica americana) nas áreas do lixo-marinho, artes de pesca e modelação oceânica, entre outros, contribuindo simultaneamente para a DQEM, para os trabalhos dos grupos de especialistas de lixo-marinho (ICG-ML) e para a Agenda Científica da Convenção OSPAR.
O Projeto FreeLitterAT é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Interreg Espaço Atlântico.
Saiba mais em https://freelitterat.eu/