O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, esteve hoje na cerimónia de tomada de posse da Liga dos Combatentes, que decorreu na sede daquela entidade, no Paiol, no Funchal.
Vítor Fernandes, tenente da Marinha, é o sucessor do tenente-coronel Bernardino Laureano, cuja liderança, ao longo das duas últimas décadas, foi igualmente reconhecida pelo Chefe do Governo, pelo trabalho desenvolvido em prol dos antigos combatentes.
Recorde-se, por exemplo, as negociações em benefício dos antigos combatentes, em torno das comparticipações de medicamentos, direitos médicos, títulos de transporte, entre outras ações, onde foram alcançados entendimentos com o Executivo para os ex-combatentes, sobretudo os mais carenciados.
Procedeu-se, sob a liderança de Bernardino Laureano, à recuperação das ruínas do Paiol Geral do Funchal, onde hoje funciona o museu e a sede da Liga. Naquele espaço funciona ainda um gabinete de apoio médico, psicológico e social aos antigos combatentes.
Em 2019, o tenente-coronel recebeu a Insígnia Autonómica de Bons Serviços em 2019. E mereceu, em 2021, louvor e concessão da Medalha da Defesa Nacional.
Na passada quinta-feira, o Conselho de Governo decidiu atribuir um voto de louvor no momento em que cessa funções à frente da Liga dos Combatentes.