No passado dia 9 de janeiro de 2025 concluiu-se o curso de formação “O Assistente Técnico de Apoio Educativo Especializado em contexto escolar: conhecer para intervir”, uma organização da Direção de Serviços de Educação Especial, através da Divisão de Acompanhamento Educativo Especializado (DAEE), dirigida aos Assistentes Técnicos de Apoio Educativo Especializados que iniciaram funções na Direção Regional de Educação durante os meses de setembro e outubro, através do procedimento concursal comum destinado ao recrutamento de doze postos de trabalho na carreira e categoria de assistente técnico, na área de apoio educativo especializado, do mapa de pessoal da Direção Regional de Educação-Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.
Este curso de formação, de 87 horas, teve como objetivo dotar e capacitar estas profissionais de conhecimentos, informação e competências na área da educação inclusiva, na área da comunicação e das relações interpessoais, assim como de conhecimento sobre o funcionamento e orgânica da Direção Regional de Educação, facilitando a sua integração nos diferentes Estabelecimentos de Educação e Ensino, Serviço Técnico de Educação Especial (STEE) e Divisão de Apoio à Surdez e à Cegueira (DASC) onde se encontram a desenvolver a sua atividade profissional, mais concretamente no apoio e acompanhamento às crianças e alunos com necessidades específicas.
O curso contou com a colaboração e participação, como formadores, de vários profissionais da Direção Regional de Educação (psicólogos, técnicos superiores de reabilitação psicomotora, técnicos de diagnóstica e terapêutica, técnicos superiores de educação), docentes de educação especial, assim como profissionais da área da saúde e da Cruz Vermelha Portuguesa, que gentilmente disponibilizaram o seu tempo e conhecimento.
Dos temas desenvolvidos destacamos as temáticas ligadas à educação e desenvolvimento infantil e juvenil, problemáticas ligadas à educação especial (perturbação do espetro do autismo, dificuldades no funcionamento intelectual, comportamento adaptativo, sexualidade na deficiência, perturbações do neurodesenvolvimento), cuidados de saúde na epilepsia e com a PEG e noções básicas de primeiros socorros. Tempo ainda para temáticas relacionadas com as funções específicas destes profissionais, como por exemplo: Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, funções do assistente técnico de apoio educativo especializado em contexto educativo, a planificação, monitorização e avaliação de atividades e construção e materiais, planificação de atividades de tempos livres e ocupação dos recreios e ainda questões relacionadas com relações interpessoais, comunicação assertiva, gestão de conflitos e autocuidado.
Realçamos o envolvimento e participação ativa das formandas, que avaliaram este momento formativo como “sessões foram enriquecedoras” e “esclarecedoras” “(…) Estas formações foram uma mais-valia, com formadores de diversas áreas formativas com muita experiência prática e muitos anos de serviço. As questões e duvidas que surgiram foram sempre esclarecidas de forma clara e os formadores conseguiram dar sugestões e estratégias para conseguirmos solucionar as diferentes adversidades que encontramos no desempenho das nossas funções.”
“Este período experimental esteve contemplado com uma formação específica para esta área, que me permitiu aprofundar conhecimentos, partilhar dúvidas e desenvolver novas atividades, bem como aprender outros métodos de resolução de problemas.”
Tempo para felicitar estas trabalhadoras que terminam, no presente mês, o seu período experimental e integram os quadros desta Direção Regional.