Ana Sousa, secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, visitou esta manhã as obras de reconversão e reabilitação da Quinta Esperança num novo equipamento social que vai contar com diversas respostas sociais.
“Este é um investimento PRR que vai concretizar um forte anseio do Governo Regional, a que dediquei um particular empenho pessoal: a criação de um Centro de Noite, que permitirá aos idosos, após a sua vivência normal durante o dia, passarem a noite num ambiente seguro, calmo e com todos os cuidados necessários ao seu bem-estar, mitigando o esforço e a preocupação dos seus familiares e cuidadores”, afirma Ana Sousa, reforçando que “estamos a falar de uma estrutura para pessoas idosas com autonomia que necessitem de acompanhamento noturno, mas que a sua mobilidade permita permanecer no seu espaço durante o dia”.
A esta valência, acresce ainda o centro de dia, com 30 vagas e múltiplas respostas para pessoas com demência. Entre elas, terapia Snoezelen, musicoterapia, animação cultural e acompanhamento psicológico.
Já o Centro de Noite é pioneiro na Madeira e vai permitir a pessoas idosas com autonomia pernoitarem no espaço, onde podem jantar, tomar o pequeno-almoço e receber apoio na toma da medicação.
As obras na Quinta Esperança foram projetadas em respeito escrupuloso com a traça do edifício histórico, adaptando o espaço com condições funcionais e de conforto para o fim a que se destina.
Trata-se de um projeto altamente eficiente em termos energéticos, que contempla a integração de novas tecnologias na gestão do dia-a-dia da organização.