O aCORDE 2025 - Festival Internacional de Cordofones Tradicionais, que decorrerá de 3 a 8 de fevereiro, em diversas salas de espetáculo do Funchal, é um evento único celebra a diversidade musical dos cordofones tradicionais, unindo artistas e culturas de todo o mundo.
Esta 8.ª edição representa um marco histórico ao assumir, pela primeira vez, o estatuto de Festival Internacional, refletindo o crescimento contínuo e a relevância que este evento conquistou ao longo dos anos. O aCORDE tornou-se não apenas uma celebração da tradição regional, mas também um veículo de promoção da diáspora madeirense e da herança cultural dos cordofones tradicionais, agora reconhecida além-fronteiras.
São parceiros oficiais do aCORDE a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM), o Teatro Municipal Baltazar Dias, o Conservatório - Escola das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode (CEPAM), a Associação Musical e Cultural Xarabanda, o Centro Cultural e de Investigação do Funchal (CCIF), o Centro de Estudos de História do Atlântico Alberto Vieira (CEHA), o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), o Universo de Memórias João Carlos Abreu, a Associação Grupo Cultural Flores de Maio, a Associação de Folclore e Etnografia da Região Autónoma da Madeira (AFERAM) e o Museu de História Natural do Funchal, espaços estes que também serão anfitriões do aCORDE.
Com a participação ativa de 25 estabelecimentos de educação e ensino da Região Autónoma da Madeira (RAM), o festival oferece uma oportunidade única para divulgar o talento e o trabalho desenvolvido por professores e alunos dos ensinos básico e secundário, tanto em vertentes gerais como especializadas, bem como por outras instituições culturais e educativas, públicas e privadas.
O aCORDE propõe num programa rico e dinâmico, uma viagem sonora que valoriza a tradição e promove a inovação. Consulte o programa em anexo.
A não perder no aCORDE 2025!
Este festival reafirma o compromisso da nossa ilha e seus conterrâneos com a valorização do património cultural e com a promoção da música enquanto elemento de união e educação. De forma a alcançar um público mais amplo e consolidar o reconhecimento internacional dos cordofones tradicionais madeirenses, serão divulgados nas redes sociais da Direção Regional de Educação e da Direção de Serviços de Educação Artística apresentações em vídeo de grupos escolares de cordofones da RAM, bem como de cordofonistas nacionais e internacionais. Esta abordagem permitirá que um maior número de pessoas, em qualquer parte do mundo, acompanhe este evento que presta uma homenagem distinta à riqueza cultural dos cordofones tradicionais e à sua prática.
https://www.facebook.com/DREMadeira/
https://www.facebook.com/dseaeducacaoartistica
https://www.instagram.com/dre.madeira/
https://www.instagram.com/dsea.madeira/
https://www.youtube.com/@direcaoregionaldeeducacao7854
http://www.youtube.com/@educacaoartistica294