Miguel Albuquerque falava durante uma visita que fez, na manhã deste dia 23 de janeiro, à escola básica do primeiro ciclo com pré-escolar do Ribeiro da Alforra, em Câmara de Lobos, onde decorreram obras de beneficiação daquele estabelecimento escolar, orçadas em mais de 800 mil euros.
Aos jornalistas, o governante sublinhou que «a base do desenvolvimento da Madeira, para além de todos os outros aspetos, assenta, não haja dúvidas, na Educação e na Formação das novas gerações».
Esta aposta na Educação, assumiu, foi a política com maior sucesso desde a Autonomia. «Aquela que tem tido mais êxito tem sido a mobilidade social e profissional e a capacidade de dotarmos todos os jovens do acesso a uma boa Educação, com complementos importantes como o ensino artístico, o acesso ao desporto e um conjunto de atividades extracurriculares. Desde a pré-escolar ao Ensino Secundário e ao Ensino Superior», destacou.
Outra grande conquista, apontou, foi a a concretização de uma Universidade e o facto de esta ter-se afirmado como sendo de grande qualidade, bem como ainda ter-se os centros tecnológicos associados àquele estabelecimento de Ensino Superior.
O líder madeirense disse ainda que a Região tem de «continuar a fazer um esforço constante nas infraestruturas escolares, porque são infraestruturas que estão sujeitas a um desgaste contínuo».
Algumas destas obras foram feitas numa fase de urgência, como as que foram construídas nos anos 70 e 80, quando era necessário resolver problemas de isolamento populacional, distâncias e analfabetismo, abrangendo infraestruturas que têm agora de ser mantidas, e que obrigam agora uma manutenção contínua.
Refira-se ainda que, aproveitando os trabalhos de conservação, foram efetuadas diversas intervenções de beneficiação na escola do Ribeiro da Alforra, entre as quais a substituição integral dos vãos exteriores do edifício, através da colocação de caixilharia de vidro duplo e corte térmico, o que irá proporcionar um melhor conforto térmico para os utilizadores da escola, bem como foram introduzidos equipamentos de segurança contra o risco de incêndios e instalada sinalização de segurança.
Foram ainda recuperados os pavimentos das salas de aula e substituídos os equipamentos sanitários.
A nível estrutural, foi integralmente reabilitado o betão armado do edifício, o qual apresentava já evidentes sinais de degradação, prolongando-se assim a vida útil do imóvel em perfeitas condições de utilização.
No polidesportivo exterior, foi substituído o antigo pavimento ainda em betão por um sistema multicamada de elevada elasticidade (apropriado para recintos desportivos), substituída a vedação e iluminação do recinto e colocados novos equipamentos desportivos (redes de voleibol, tabelas de basquetebol e balizas para várias modalidades).
No parque infantil exterior, foi aplicado um novo pavimento sintético em borracha, adequado a este tipo de espaço e colocados novos equipamentos lúdicos.
A EB1/PE Ribeiro da Alforra conta no presente ano letivo com 174 alunos, 32 professores e 14 funcionários de apoio.