O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou, no dia 3 de fevereiro, na sessão de abertura do “IX Simpósio – Cuidar de Quem Cuida”, realizado no auditório do Colégio dos Jesuítas, no Funchal.
O governante agradeceu o trabalho realizado e felicitou todos os envolvidos no projeto desenvolvido ao longo de quatro anos através Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde da UMa, em colaboração com o projeto do SESARAM "Intervenção do Enfermeiro na Capacitação do Cuidador Informal". “Esta capacitação desenvolvida ao longo destes 4 anos permite chegar a algumas conclusões e permite contribuir com mais alguns passos na nossa intervenção em sociedade”, disse.
Pedro Ramos recordou que ao longo da história temos testemunhado a mudanças no perfil demográfico da nossa sociedade. Hoje, estamos mais envelhecidos, pelo que “temos de dedicar mais alguma atenção para este novo ciclo demográfico que estamos a viver, onde todos nós temos responsabilidades”, disse, pedindo um olhar atento aos doentes, mas também uma valorização daqueles que dedicam a sua vida ao cuidar “todos nós temos de assumir mais esta responsabilidade, saber tratar, saber cuidar, mas também temos uma nova missão, temos de cuidar de quem cuida”.
Com uma sala repleta de enfermeiros/futuros enfermeiros, o responsável aproveitou para deixar uma mensagem de valorização deste grupo profissional para o Sistema Regional de Saúde “para além da força, os enfermeiros têm uma grande responsabilidade na nossa sociedade. São um dos grupos mais importantes na Saúde para esta nova fase da sociedade em que estamos a viver.” “Os enfermeiros são primordiais, são importantes e são uma excelente ajuda para toda a nossa intervenção em sociedade”, acrescentou.
O evento foi o culminar de um projeto desenvolvido ao longo de quatro anos pelo Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde da UMa, em colaboração com o projeto do SESARAM "Intervenção do Enfermeiro na Capacitação do Cuidador Informal".
O simpósio tem como objetivo divulgar os resultados de um trabalho focado na capacitação dos cuidadores informais, com o intuito de aliviar a sobrecarga física e emocional que enfrentam, promovendo estratégias para melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar.