O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou no fórum alusivo às comemorações do Dia Mundial Contra o Cancro, sob o tema "Cancro: da Prevenção à Reabilitação". O evento, assinalado no dia 4 de fevereiro, decorreu no auditório do Colégio dos Jesuítas, no Funchal.
Na sua intervenção, Pedro Ramos enfatizou a importância da melhoria contínua dos serviços de saúde, referindo que "é sempre possível fazer mais e melhor quando temos mais recursos e quando sabemos que podemos melhorar a nossa organização". O secretário regional anunciou que se pretende, no futuro, implementar novos modelos organizacionais no âmbito da saúde em geral e, em particular, nos doentes oncológicos. O objetivo é monitorizar os doentes e oferecer uma medicina personalizada e de precisão, para alcançar mais e melhores resultados.
O governante valorizou o trabalho realizado pelos profissionais de saúde no âmbito da abordagem do doente oncológico, referindo que "todos os que estão aqui presentes têm feito um trabalho excelente no âmbito da abordagem do doente oncológico, algo que deve ser dito e reconhecido", afirmou.
Pedro Ramos apresentou-se satisfeito com o trabalho realizado na área oncológica na RAM, referindo que "temos de ter orgulho naquilo que se está a fazer na área da oncologia na RAM porque é um hospital de resposta final, feita por profissionais capacitados, devidamente credenciados e que estão a oferecer os melhores resultados".
Face às últimas notícias da OCDE que indicam que “Portugal apresenta a taxa mais elevada de cancro na área infantil”, o responsável reconheceu que há um longo caminho a percorrer, especialmente na área do cancro pediátrico, “há um caminho que temos de percorrer e procurar sempre as melhores soluções para oferecer".
Em matéria de prevenção da doença, o governante recordou que é necessário adotar hábitos de vida saudáveis, como evitar comportamentos de risco, referindo que “da parte do Governo Regional, o papel é o de continuar a educar todos os cidadãos e que o investimento deve ser feito a montante”.
Esta iniciativa foi organizada pela Direção Regional da Saúde em parceria com o Serviço de Saúde da RAM.
Comemorado anualmente no dia 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Cancro é uma iniciativa internacional que visa aumentar a consciencialização sobre o cancro, encorajar a sua prevenção, deteção precoce e tratamento adequado.