Âmbito:
Esta chamada tem o intuito de aumentar a cooperação internacional entre investigadores e financiadores; catalisar sinergias de investigação e potenciar recursos e investimentos, a fim de alcançar rápidos progressos no desenvolvimento de medicamentos ou combinações de medicamentos antimaláricos.
As propostas devem realizar estudos clínicos em fase inicial e/ou final para avaliar a segurança, a eficácia e a efetividade de novas combinações de tratamento atualmente aprovados ou novos tratamentos destinados a indivíduos da África Subsariana. As propostas devem gerar dados clínicos destinados a crianças, mulheres grávidas e indivíduos ou adolescentes com sistema imunitário pouco eficiente, que vivam em regiões de elevada transmissão.
Com isto, as propostas apresentadas devem abordar, pelo menos, dois dos seguintes aspetos, sendo o primeiro obrigatório:
Testes clínicos a partir da Fase 2ª, para progredir no desenvolvimento de novas combinações de tratamentos aprovados ou recentes;
Estudos de eficácia a longo prazo através de parâmetros primários alinhados, sempre que possível;
Geração de dados de segurança de medicamentos (“Fármaco vigilância”) sobre tratamentos atualmente registados ou tratamentos em ensaio de eficácia já em fase avançada;
Evidencias sobre a resistência aos tratamentos atuais.
Financiamento: 30 900 000€