Comemorado anualmente no dia 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Cancro é uma iniciativa internacional que visa aumentar a consciencialização sobre o cancro, encorajar a sua prevenção, deteção precoce e tratamento adequado. A data foi criada a 4 de fevereiro de 2000, por iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), tendo este ano celebrado 25 anos.
Expressando a importância desta problemática, os dados mais recentes do Registo Oncológico da RAM mostram que os tumores malignos mais frequentes na RAM, em 2022, por área de patologia foram, em primeiro lugar o cancro da Mama (com 228 casos), em segundo o cancro do Cólon e Reto (156), em terceiro o cancro do Pulmão (135), em quarto o cancro da Próstata (132) e em quinto lugar o cancro da Cabeça e Pescoço (81).
Neste enquadramento e para assinalar esta efeméride, a Direção Regional da Saúde (DRS) promoveu no dia 4 de fevereiro, Dia Mundial do Cancro, um Fórum de discussão sobre “Cancro: da Prevenção à Reabilitação”, que decorreu entre as 10h00 e as 13h00, no auditório do Colégio dos Jesuítas, no Funchal.
O evento juntou profissionais do Sistema Regional de Saúde, doentes, familiares e a comunidade em geral.
Dando grande ênfase à prevenção do cancro, através da promoção de ambientes e estilos de vida saudáveis, e à deteção precoce, através dos rastreios, a Diretora Regional da Saúde, Bruna Gouveia moderou o primeiro painel dedicado ao tema “Epidemiologia e Prevenção”, que contou com a participação de Carolina Camacho, médica oncologista, João Vieira Martins, médico de saúde pública, Fábio Camacho, médico de medicina geral e familiar e Carmo Fernandes, enfermeira de família.
Abordando o “Tratamento e Reabilitação”, o segundo painel, moderado pela psicóloga Eduarda Freitas, integrou os palestrantes Ana Paula Vieira, médica oncologista, Martinha Garcia, farmacêutica, Ana Pereira, enfermeira especialista em Saúde mental e psiquiátrica e Sílvio Carvalho, médico fisiatra.
O Fórum foi encerrado com a intervenção do Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, que reforçou o compromisso do Governo Regional com o continuado investimento na prevenção do cancro, na sua deteção precoce, no tratamento e na reabilitação.
Na parte da tarde, decorreu no Centro Comercial Plaza, no Funchal, uma ação de sensibilização dinamizada pela DRS, com a colaboração do SESARAM, EPERAM, visando divulgar e apelar à participação da nossa comunidade nos rastreios regionais de base populacional, designadamente, no rastreio do cancro do colo do útero, do cancro da mama e do cancro do cólon e reto. Participaram ainda nesta ação, as associações de doentes e de voluntariado, nomeadamente o Núcleo Regional da Madeira - Liga Portuguesa Contra, o Movimento de Voluntariado Hospitalar Presença Amiga, o Núcleo da Madeira da Acreditar – Associação de pais e amigos de crianças com cancro e a Associação - Movimento Oncológico Ginecológico.
Novamente, a DRS apela a todas as pessoas elegíveis para os rastreios oncológicos, que adiram à convocatória, que lhes chegará por SMS. Sugere ainda que, em caso de dúvida, as pessoas se informem no seu Centro de Saúde ou no Centro de Rastreios da RAM (Centro Dr. Agostinho Cardoso), através do e-mail:
c.rastreios.ram@sesaram.pt ou pelo telef.: 291 149 020.