O presidente do Governo Regional falava no porto de recreio da Calheta, onde visitou a nova embarcação “Seayou”, da empresa “Joy4Rent, Lda.”, que promove o projeto ‘SeaBus’ (autocarro marítimo) Calheta – Funchal – Caniçal.
Aliás, o governante começou por salientar que os bons resultados turísticos refletem-se em todas as atividades, como as turísticos-marítimas, enaltecendo a aposta dos empresários André Gomes e Fátima Gouveia na criação de um percurso para ligação entre a Calheta e o Caniçal, por mar.
«A ideia é, no fundo aproveitar das maiores atratividades que a Madeira tem, que é este mar maravilhoso e a costa que é muto bonita e oferecer um complemento aos turistas que nos visitam», sublinhou.
Segundo Miguel Albuquerque, «tem sido um sucesso esta oferta das atividades marítimo-turísticas e é importante que no quadro destas atividades haja diversidade de oferta». «Diversos tipos de oferta e com diferentes preços e com o objetivo de ter percursos diferentes. No fundo, é disso que estamos a falar», explicou.
Neste momento, enalteceu, «com a recuperação da Quinta do Lorde e da sua marina, temos uma nova oferta na costa leste da Madeira e com a recuperação em curso na marina do Funchal vamos, com certeza, melhorar e diversificar a oferta das marítimo-turísticas».
Uma maior oferta que vem acompanhando o crescimento turístico que vem sendo realizado nos últimos anos, que se deve, reconheceu, «aos nossos empresários e à melhoria da oferta que temos feito na Madeira».
O governante diz ser importante que se continue a diversificar essa ofertam dando o exemplo do mergulho ou dos caminhos reais em recuperação.
Questionado sobre o facto de a Ryanair disponibilizar mais uma rota para a Madeira, diz que esse é um facto muito positivo.
A propósito, destacou ainda: «Vamos anunciar o novo verão IATA, onde teremos novas ligações a mais cidades europeias. É importante, também para os próprios madeirenses, que têm aproveitado esses voos diretos para visitar alguns países da Europa».
Miguel Albuquerque salientou ainda a ligação da United em voo direto de Nova Iorque para a Madeira, lembrando que aquela companhia aérea tem ligação a 86 aeroportos dos Estados Unidos, a partir de Nova Iorque.
Tudo factos que o levaram a afirmar: «Se houver juízo e estabilidade política e nós nos mantivermos no Governo isto vai correr bem. Se enveredarmos por aventuras e experimentalismos isto vai correr mal».
O líder madeirense disse ainda que muito dificilmente poderemos continuar a crescer, frisando que o objetivo passa agora por se evoluir na relação preço/qualidade e na oferta e melhoria das remunerações dos agentes e dos trabalhadores do Turismo.
A embarcação “SeaYou” terá a sua sede na marina da Calheta e fará a ligação também ao Funchal, para além do Caniçal.
A atividade iniciou-se efetivamente no passado dia 4 de fevereiro de 2025, com a viagem inaugural do projeto Seabus, num itinerário que liga Calheta – Funchal – Caniçal.