O Centro Comum de Investigação (JRC - Joint Research Centre), que é a entidade de investigação ao serviço da Comissão Europeia, publicou recentemente o relatório com as tendências de lixo-marinho em praias da União Europeia, desde 2015 a 2021.
Uma das conclusões deste relatório indica que a taxa de abundância de lixo costeiro reduziu significativamente em todas as zonas com altas concentrações de lixo-marinho. Na União Europeia a redução foi de aproximadamente 29%.
Importa referir que os dados recolhidos na Madeira pela DRAM, através do Programa regional de monitorização de lixo-marinho em praias da Madeira, estão contemplados neste relatório, ainda que no final do período considerado, nomeadamente dados de 2021.
O relatório conclui também que as quantidades de lixo nas praias da EU ainda estão acima do valor acordado, no entanto, as disposições para a mitigação do lixo-marinho parecem ser eficazes se aplicadas de forma consistente, estando a maioria das regiões da UE no caminho certo para alcançar a meta do Plano de Acão para Poluição Zero até 2030.
Para consultar o relatório completo:
European Commission: Joint Research Centre, Hanke, G., Walvoort, D., Ruiz-Orejón, L., Van Loon, W. et al., European coastline macro litter trends 2015 - 2021 – Methodology development and trend results for the Marine Strategy Framework Directive, Publications Office of the European Union, 2025.