Impacto Esperado
Os resultados deverão contribuir para:
Incentivar a Base Tecnológica e Industrial de Defesa Europeia (EDTIB) a investir no desenvolvimento de capacidades inovadoras de engajamento stand-off na guerra anti-submarina (ASW).
Reduzir o risco de desenvolvimento para a EDTIB.
Diminuir o tempo de disponibilização da capacidade necessária no mercado.
Objetivo
Os submarinos modernos estão equipados com torpedos pesados de longo alcance ou mísseis antinavio lançados de submarino, cujos alcances geralmente superam os sensores e efetores subaquáticos orgânicos dos navios de superfície. Para enfrentar submarinos adversários fora da zona de perigo dos torpedos, torpedos leves são tradicionalmente lançados por ativos aéreos equipados com sensores subaquáticos, como helicópteros orgânicos ASW ou aeronaves de patrulha marítima (MPA). Em alternativa, torpedos podem ser impulsionados por foguetes para engajamento a longa distância.
No entanto, os ativos aéreos estão sujeitos às condições meteorológicas e aos ciclos de operação de convés, o que limita a sua disponibilidade. Além disso, desenvolvimentos recentes podem permitir que submarinos submersos adquiram capacidade de defesa aérea, colocando em risco ativos aéreos tripulados valiosos.
Para garantir a sobrevivência de navios de guerra de superfície, é essencial que possuam capacidade de engajamento e neutralização de submarinos adversários fora do seu alcance efetivo de armas, especialmente quando a missão impede a evasão. Assim, esta capacidade deve estar disponível a qualquer momento e com rápida prontidão, independentemente da disponibilidade de aeronaves orgânicas ou não orgânicas.
Financiamento: 20 000 000€