Impacto Esperado:
Os resultados deverão contribuir para:
Maior segurança para os Estados-Membros da UE e Países Associados ao EDF em áreas como Guerra Antissubmarino (ASW), Guerra dos Fundos Marítimos (SBW), Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), Forças Especiais (SF), Contramedidas de Minas (MCM), Operações Multidomínio (MDO), proteção de infraestruturas críticas e consciência situacional.
Aproveitamento de sinergias dentro da Base Tecnológica e Industrial de Defesa Europeia (EDTIB) para desenvolver padrões interoperáveis comuns, evitando duplicações ou soluções tecnológicas incompatíveis, e reduzindo riscos e custos de desenvolvimento.
Melhoria da competitividade estratégica e autonomia da UE.
Objetivo:
A rápida proliferação de sistemas não tripulados em todos os domínios operacionais militares está a transformar radicalmente as estratégias das forças armadas. Este tópico visa responder a essas mudanças, em particular no que diz respeito à capacidade da UE de operar e coordenar sistemas não tripulados no domínio da guerra subaquática (UWW). Esses sistemas enfrentam desafios significativos devido ao ambiente hostil (e.g., curto alcance/banda de comunicação, ausência de navegação por satélite, baixa visibilidade) e lacunas tecnológicas (e.g., tecnologias incompatíveis, ausência de padrões interoperáveis comuns).
Pesquisas em curso sobre observação, deteção, aquisição e comunicações subaquáticas deverão avaliar tecnologias críticas para deteção de ameaças submarinas, visando a proteção de infraestruturas marítimas e zonas estratégicas costeiras, e identificar novas tecnologias para melhorar a consciência situacional.
Financiamento: 25 000 000€