Desde 1975 que a ONU celebra a 8 de março o Dia Internacional da Mulher, esta ano de 2025 sob o tema “Para todas as mulheres e meninas: direitos, igualdade, capacitação e fortalecimento”. O tema deste ano convida à ação para o fomento da igualdade de direitos, poder e oportunidades para todos, sendo objetivo central a capacitação da próxima geração, principalmente as jovens mulheres e adolescentes, muitas vezes as grandes catalisadoras das mudanças. De acordo com a Hadja Lahbib, Comissária da UE para a Igualdade “A igualdade de género não está em debate — ela deve ser tão natural quanto o ar que respiramos. O Roteiro da UE para os Direitos das Mulheres é nossa luz guia para um mundo onde mulheres e meninas podem liderar, prosperar e viver de acordo com seu potencial máximo, livres de violência e discriminação”.
Aproveitamos esta data para divulgar a missão e objetivos estratégicos e operacionais da Estratégia para a Igualdade de Género 2024-2029.
O objetivo geral da nova estratégia é atingir a efetiva realização da igualdade de gênero e empoderar mulheres e homens nos Estados-membros do Conselho da Europa, apoiando a implementação de padrões existentes e fortalecendo o acervo do Conselho da Europa no campo da igualdade de gênero, sob a orientação da Comissão para a Igualdade de Gênero.
O foco para o período de 2024-2029 será em seis áreas estratégicas: (1) Prevenir e combater estereótipos de gênero e sexismo; (2) Prevenir e combater a violência contra mulheres e meninas e a violência doméstica; (3) Garantir acesso igualitário à justiça para mulheres e meninas; (4) Alcançar a participação equilibrada de mulheres e homens na vida política, pública, social e econômica; (5) Garantir o empoderamento das mulheres e a igualdade de gênero em relação aos desafios globais e geopolíticos; (6) Alcançar a integração de gênero e incluir uma abordagem interseccional em todas as políticas e medidas.