O Guia para a Prevenção de Infeções Respiratórias Agudas foi desenvolvido com o propósito de reforçar a implementação das PBCI, com especial ênfase no período de maior circulação viral, como o inverno, mas aplicável a qualquer contexto e momento da prestação de cuidados. O documento fornece recomendações essenciais para minimizar o risco de transmissão de agentes infeciosos e fortalecer a adoção de medidas preventivas eficazes e sustentáveis, fundamentais para interromper a cadeia de transmissão da infeção associada aos cuidados de saúde.
Este guia reúne um conjunto de boas práticas baseadas em evidência científica, abordando temas essenciais como a higiene das mãos, etiqueta respiratória, uso adequado do equipamento de proteção individual, ventilação e desinfeção ambiental, vacinação sazonal, monitorização de grupos vulneráveis e promoção da literacia em saúde.
Dirigido a profissionais de saúde, este documento apresenta de forma clara e objetiva os principais aspetos para fortalecer a segurança e qualidade da prestação de cuidados, prevenir surtos e garantir a adoção sustentada das medidas de controlo de infeção.
Disponível para consulta e aplicação nas unidades de saúde, este visa promover cuidados de saúde mais seguros e eficazes para doentes e profissionais, no sistema de saúde da Região Autónoma da Madeira.