O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou, no dia 13 de março, na sessão de abertura do "Simpósio de Nefrologia", realizado no auditório do Museu da Eletricidade - Casa da Luz, no Funchal.
A iniciativa decorreu no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Rim assinalado, anualmente, na segunda quinta-feira do mês de março.
A doença renal crónica é um problema mundial de saúde pública, com desfechos adversos de insuficiência renal e morte prematura, afetando tanto mulheres como homens.
Recorde-se que o Serviço de Nefrologia do SESARAM tem vindo a desenvolver novas técnicas de diagnóstico e terapêutica no âmbito da doença renal crónica, as quais têm contribuído para a redução da morbilidade e mortalidade. Consequentemente, estas inovações são uma mais-valia para a melhoria contínua da qualidade dos cuidados de saúde e da satisfação dos doentes.
Na abertura, estiveram também presentes o Presidente do Conselho de Administração do SESARAM, EPERAM, Herberto Jesus, o Diretor Clínico, Júlio Nóbrega, a Adjunta da Direção de Enfermagem do SESARAM, EPERAM, Lina Paula Freitas e o Diretor do Serviço de Nefrologia, Gil Silva, entre outros convidados presentes.