O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, SESARAM, EPERAM, atingiu a marca dos 100% de cobertura de médico de família na Região. Atualmente contamos com 200 médicos de medicina geral e familiar, o que permite não só assegurar a cobertura de médico de família como a necessária intersubstituição dos profissionais, colmatando as ausências dos médicos e assegurando assim o acompanhamento diário da população.
Os cuidados de saúde prestados pelos médicos de medicina geral e familiar são cruciais. Estes profissionais estão presentes ao longo de todo o ciclo de vida dos utentes, na infância, na adolescência, na vida adulta e na terceira idade, acompanhando-os sempre como um todo.
Refira-se que o Agrupamento de Centros de Saúde da Região Autónoma da Madeira (ACES) é composto por 47 centros de saúde e 9 serviços de atendimento urgente. A distribuição estratégica dos médicos de família pelos concelhos da região é baseada na população inscrita nos Cuidados de Saúde Primários no sentido de assegurar uma resposta eficiente às necessidades de cada comunidade.
O Governo Regional, através do Serviço Regional de Saúde, mantém-se firmemente empenhado em melhorar o acesso aos cuidados de saúde. Nos últimos 10 anos, assistimos a um aumento significativo na cobertura de médicos de família, passando de 65% em 2015 para 100% em 2025. Passamos de 130 para 200 Médicos de Família. Esta importante conquista reflete o investimento contínuo na saúde da população Madeirense e Portosantense.
Veja o vídeo realizado com o coordenador do ACES, médico especialista em medicina geral e familiar, Fábio Camacho.
CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO.