Decorreu esta manhã, na Direção Regional de Desporto, a apresentação em simultâneo do Biosfera Roller Skake e do Madeira Marathon Funchal 2025, dois eventos organizados pelo Clube Desportivo e Recreativo Santanense.
Este ano, antecipados um dia, devido à realização das eleições regionais no próximo Domingo, o Biosfera Roller tem honras de abertura para um fim de semana onde a patinagem de velocidade irá estar em particular destaque.
Este ano e de acordo com a organização, serão cerca de 200 participantes envolvidos, oriundos de 14 países, sendo que 80 são atletas fora da Região. O Biosfera Roller Skate terá lugar na pista de patinagem do Faial, em Santana no dia 21 de Março.
Já a Maratona Internacional do Funchal, (Madeira Marathon 2025) decorrerá na Cidade do Funchal, no dia 22 de Março, tendo como ‘pista’ a avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses. Esta prova relembre-se, faz parte do Circuito Mundial da especialidade e terá na Região a sua primeira etapa.
Na apresentação destas duas competições, para além de David Gomes Diretor Regional de Desporto, entidade que acolheu esta iniciativa, marcaram presença, Clara Noronha da Direção Regional de Turismo, Duarte Oliveira da Câmara Municipal do Funchal, Lúcia Coelho, em representação da Associação de Patinagem da Madeira e Juan Batista e Alípio Silva, técnicos responsáveis pelos eventos.
O Diretor Regional de Desporto enfatizou o facto de ‘estarmos perante um cartaz turístico e desportivo de muita qualidade. Teremos duas provas a decorrer, uma no Faial, outra no Funchal, e trata-se sem dúvida de um excelente cartaz para a nossa Região. Vamos ter a possibilidade de mostrar em 14 países diferentes, aquilo que fazemos de bom, as boas faculdades desportivas que nós temos, a boa oferta desportiva em termos de infraestruturas, que o Governo Regional proporciona ao associativismo regional e a todos aqueles que nos visitam’.
Continuando, este responsável com a ‘pasta’ do desporto salientou que o facto de, nesta apresentação contarmos com a presença da Direção Regional de Turismo e da Direção Regional de Desporto, evidencia a importância que o Governo Regional consagra à realização de eventos desportivos na RAM, sendo que o turismo ativo, é um pilar estruturante da nossa economia.
O Governo Regional está concentrado em criar condições para o contínuo desenvolvimento dos nossos atletas, e essa é uma matriz na patinagem em pista, e já o é também no gelo’.
Por fim, o Diretor Regional aproveitou para felicitar os responsáveis por estas iniciativas, em particular, o Clube Desportivo Santanense e do Clube Desportivo dos Prazeres, pelo excelente trabalho que tem sido desenvolvido na formação e afirmação dos jovens praticantes regionais.