Na sequência da uma auditoria energética efetuada ao edifício do Hospital Dr. João de Almada, na freguesia do Monte, concelho do Funchal e da consequente emissão certificado, com proposta de trabalhos a implementar para a melhoria do seu desempenho energético, o Governo Regional iniciou os trabalhos de implementação de medidas de melhoria energética no edifício.
Os trabalhos em execução incluem a substituição de sistemas de iluminação, a instalação de sistemas fotovoltaicos para autoconsumo sem baterias, a instalação de um sistema solar térmico totalmente centralizado, a substituição de sistemas de aquecimento de águas por bombas de calor e a colocação de isolamento térmico na cobertura em lajetas isolantes.
Com a implementação das medidas o edifício do Hospital Dr. João de Almada passará de uma classificação energética C para uma classificação de A+.
A implementação das medidas de melhoria energética no Hospital Dr. João de Almada, integram o Plano de Recuperação e Resiliência da Região Autónoma da Madeira, através do Investimento RP-C21-i04-RAM: Eficiência Energética em Edifícios da Madeira.
Tipo de Infraestrutura: Edifício de Saúde
Inicio dos Trabalhos: Janeiro 2025
Fim dos Trabalhos: Em Curso
Valor do investimento – 1 522 284,94 € (IVA Incluído)
Ficha técnica do investimento
Designação: Hospital Dr. João de Almada – Implementação de Medidas de Eficiência Energética
Entidade Executora: Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas
Localização: Região Autónoma da Madeira. Ilha da Madeira
Instrumento Financeiro: Next Generation EU
Custo total da Operação: 1 247 774,54 Euros
Custo Elegível Financiado: 1 247 774,54 Euros
Apoio financeiro EU: 1 247 774,54 Euros
Taxa de financiamento: 100 %