Em Dezembro de 2011, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas declarou o dia 21 de Março como Dia Mundial da Síndrome de Down (A/RES/66/149), decidindo igualmente, com efeitos a partir de 2012, observar o Dia Mundial nessa data.
O objetivo deste dia é desmistificar e consciencializar sobre as características da Síndrome de Down. Pretende-se lutar pelo acesso adequado aos cuidados de saúde, aos programas de intervenção precoce e à educação inclusiva, bem como à investigação adequada, que são vitais para o crescimento e desenvolvimento do indivíduo.
O tema de 2025 é «Apelamos a todos os governos para que melhorem os nossos sistemas de apoio». Muitas pessoas com síndrome de Down em todo o mundo não recebem o apoio de que necessitam. Muitos países não dispõem de sistemas de apoio que satisfaçam as necessidades das pessoas com deficiência e das suas famílias, assim como, os sistemas de apoio que têm não respeitam os direitos humanos das pessoas com deficiência. É necessário que os governos verifiquem a existência de um sistema de apoio, para que as pessoas com deficiência sejam incluídas na comunidade.
A síndrome de Down ocorre quando um indivíduo tem uma cópia parcial (ou inteira) extra do cromossomo 21. Ainda não se sabe por que essa síndrome ocorre, mas a síndrome de Down sempre foi parte da condição humana. Ela existe em todas as regiões do mundo e comumente resulta em efeitos variáveis nos estilos de aprendizagem, características físicas e saúde.
A incidência estimada da síndrome de Down é entre 1 em 1.000 a 1 em 1.100 nascidos vivos no mundo todo. A cada ano, aproximadamente 3.000 a 5.000 crianças nascem com esse distúrbio cromossômico.