A ação de sensibilização em Ciber-Higiene, ministrada pelo Dr. Nuno Perry, focou-se no desenvolvimento de 'soft skills' em cibersegurança, capacitando os participantes com competências essenciais para a promoção de comportamentos seguros e a prevenção de ameaças digitais. Esta iniciativa teve sua estrutura e conteúdo alinhados com o Centro Nacional de Cibersegurança, transmitindo conhecimentos e atitudes fundamentais para uma navegação segura no ciberespaço.
Atualmente, vivemos numa rede composta por tecnologia e pessoas, onde a responsabilidade pela cibersegurança não é apenas da tecnologia, mas de cada um de nós. Assim como lavamos as mãos para evitar micro-organismos maliciosos, também é essencial praticar ciber-higiene, pois as ciberameaças são invisíveis, mas igualmente perigosas. Para nos protegermos, é fundamental conhecer os riscos e saber como agir, especialmente nestes cinco pontos críticos:
A cibersegurança está diretamente ligada ao comportamento humano, sendo essencial manter hábitos diários de ciber-higiene para garantir a proteção dos dados. Práticas corretas e comportamentos adequados fazem a diferença. Além disso, as organizações podem fortalecer a segurança digital ao criar manuais simples e eficazes de boas práticas.