Nesta ocasião, o programa Madeira Viva da RTP Madeira recebeu Gabriela Fernandes, Diretora Técnica do Serviço Técnico de Educação Especial (STEE), e Bruno Rodrigues, Terapeuta da Fala do Centro de Recursos Educativos Especializados (CREE) da Ribeira Brava/Ponta do Sol.
O Dia Mundial de Consciencialização do Autismo é celebrado anualmente no dia 2 de abril, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Este evento tem como principal objetivo sensibilizar a população sobre a Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), promovendo a compreensão, a aceitação e a inclusão das pessoas esta perturbação.
A celebração do Dia Mundial de Consciencialização do Autismo é também uma oportunidade para refletir sobre os progressos alcançados e os desafios que ainda persistem na construção de uma sociedade inclusiva. Apesar dos avanços legislativos, como o Decreto-Lei nº 54/2018 na sua redação atual e na adaptação à Região com o Decreto Legislativo Regional 11/2020/M, e das iniciativas educativas, como o Centro de Aprendizagem e Apoio (CAA), ainda há um longo caminho a percorrer para que a inclusão seja uma realidade efetiva. É essencial continuar a combater barreiras sociais e educacionais, promover ambientes seguros e livres de bullying, e capacitar as escolas, as famílias e as comunidades para que possam responder às necessidades específicas de cada indivíduo. Cada um de nós tem um papel a desempenhar nesta jornada. Ao promover a compreensão, a empatia e a colaboração, podemos criar um mundo onde a diversidade não só é respeitada, mas também celebrada. A inclusão não é apenas um objetivo, mas um compromisso diário que beneficia toda a sociedade.
Assim, e no âmbito das suas atribuições e áreas geográficas de intervenção, o STEE e o CREE Ribeira Brava/Ponta do Sol, irão dinamizar várias atividades ao longo do mês de abril para assinalar esta data, com o propósito de sensibilizar a comunidade em geral para a PEA.
Assista ao programa AQUI (minuto 17’40)