No Dia Mundial da Saúde, assinalado a 7 de abril, o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, proferiu uma conferência intitulada “A Visão da RAM, Região Saudável, Segura, Sustentável e Inovadora”, no Colégio dos Jesuítas, no Funchal, uma organização da Direção Regional da Saúde sob o tema “Inícios Saudáveis, Esperança para o Futuro!”.
No balanço da sua intervenção, Pedro Ramos, destacou os dados divulgados pela Direção Regional de Estatística, que apontam para uma melhoria na perceção do estado de saúde dos madeirenses com 16 ou mais anos “quase 50% considera que tem um estado bom de saúde”, considerando um indicador positivo.
Na oportunidade, o governante sublinhou a importância da literacia em saúde e da liderança para a construção de uma Região mais Saudável, Segura, Sustentável, Solidária e Inovadora, apelando à motivação contínua dos decisores, prestadores e utilizadores. Pedro Ramos recordou o caminho percorrido na área da Saúde na RAM, recordando as medidas e estratégias implementadas e as conquistas alcançadas. Simultaneamente, identificou desafios e apresentou sugestões para o futuro da Saúde.
Acerca da literacia em Saúde, Pedro Ramos destacou a importância de melhorar a comunicação, adotar comportamentos mais saudáveis, tomar decisões informadas e, consequentemente, reduzir os custos do sistema de saúde.
Em relação ao futuro, Pedro Ramos salientou que os sistemas de saúde devem ser cada vez mais eficazes, eficientes, produtivos, promotores, protetores, preventivos, preditivos e personalizados, com uma medicina digital a desempenhar um papel crescente. “A medicina do futuro é digital, para ser mais segura tem de assentar numa literacia forte, robustecida, de fácil acesso para todos e equitativa”.
O governante realçou que o verdadeiro diferencial competitivo para os líderes será a sua capacidade de criar uma “coliderança entre humanos e máquinas, abraçando a inteligência artificial como um parceiro estratégico e não apenas como uma ferramenta operacional”. “A liderança está a deixar de ser baseada apenas em autoridade e expertise técnica para alcançar características mais humanas como a autenticidade, empatia e visão de longo prazo”, acrescentou.
A conferência culminou com uma homenagem emotiva e calorosa ao secretário regional de Saúde e Proteção Civil. Na ocasião, a diretora regional da Saúde, Bruna Gouveia, fez questão de destacar a capacidade de liderança, coragem, foco, determinação, dedicação e compromisso do governante que ao longo de 9 anos liderou a área da Saúde na RAM. " O Dr. Pedro Ramos é uma referência para a Saúde na Região Autónoma da Madeira", disse.