A Direção Regional de Educação, através da Divisão de Recursos Educativos Digitais, realiza, a partir de 12 de maio, a atividade formativa "A sala de aula inclusiva com recurso à IA: Estratégias para a equidade", em regime a distância, destinada a docentes de todos os grupos de recrutamento.
De acordo com a UNESCO (2020), a "educação inclusiva é um princípio fundamental para construir uma sociedade mais justa". Quando usada corretamente, a tecnologia pode facilitar a inclusão no ensino, proporcionando acesso a materiais adaptados e melhorando a participação de alunos com necessidades especiais.
A formação abordará os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e a sua aplicação, utilizando ferramentas da Inteligência Artificial (IA), de modo a garantir que as ferramentas de IA ajudem a criar ambientes de aprendizagem flexíveis que atendam às necessidades de todos os alunos. Os princípios do DUA serão fundamentais para mostrar como as ferramentas de IA podem oferecer diferentes formas de representação (como ferramentas que convertem texto em voz), ação e expressão (como ferramentas de apoio à escrita) e envolvimento (como ferramentas de aprendizagem personalizadas).
O objetivo deste curso é ajudar os professores a integrar a IA de maneira ética e eficaz, seguindo diretrizes internacionais de acessibilidade e equidade educacional (Varsik, S. e L. Vosberg, 2024).
Durante esta formação, serão apresentadas ferramentas de IA como Mizou, MagicSchool.AI, Eduaide.AI, Brisk Learning, Book Creator e Diffit, entre outras, que ajudam a criar materiais adaptados e oferecer apoio e feedback personalizado.
Esta atividade formativa, dinamizada pelas formadoras Magda Ascensão, Maria Alexandra Francisco e Mónica Alvarez, faz parte do plano de disseminação do curso "Inclusive Teaching with Artificial Intelligence", promovido pela Europass Teacher Academy, dentro do projeto Erasmus+ 2024-1-PT01-KA121-SCH-000231093 da Direção Regional de Educação.
Inscrições em: https://teducativas.madeira.gov.pt/s/ASala