No passado dia 07 de abril, a Direção Regional de Saúde (DRS) assinalou o Dia Mundial da Saúde com um evento dedicado ao tema “Inícios Saudáveis, Esperança para o Futuro!”. Este evento, decorreu no auditório do Colégio dos Jesuítas, e foi uma oportunidade para promover a discussão e reflexão sobre as conquistas e os desafios da maternidade e do início da vida, momentos cruciais na promoção de comunidades saudáveis.
Pela manhã, decorreu uma mesa redonda dedicada à “Saúde da Mulher e da Criança: Base para Famílias e Comunidades Saudáveis”, que contou com a participação de profissionais especializados nas áreas da saúde materno/obstétrica, pediátrica, educação e desporto. O objetivo do encontro foi fomentar a troca de experiências e conhecimentos, promovendo uma reflexão profunda sobre o papel da saúde da mulher e da criança na construção de sociedades mais saudáveis e sustentáveis.
A iniciativa esteve em sintonia com o Plano Regional de Saúde, que coloca a saúde no centro das decisões de todos os sectores da sociedade. Neste âmbito, assumiu grande destaque a conferência “A Visão da RAM: Região Saudável, Segura, Sustentável e Inovadora”, proferida pelo Dr. Pedro Ramos, Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil.
Durante a tarde, a DRS deu continuidade às atividades comemorativas destinada a técnicos e ao público em geral. Realizaram-se dois workshops de relevância para as famílias e para a promoção da saúde comunitária:
As atividades tiveram como objetivo sensibilizar a população para a importância de cuidados preventivos, fortalecimento dos laços comunitários e garantia de um futuro mais saudável para todos
Este Dia Mundial da Saúde constituiu uma oportunidade para refletirmos sobre como podemos contribuir para um futuro mais saudável, com uma atenção especial ao início da vida e à saúde das futuras gerações.