As mulheres registam uma presença crescente na agricultura regional representando cerca de 45% dos produtores.
Desde 2015 foram apoiados pelo PRODERAM, 352 projetos em que os promotores foram mulheres, beneficiando 133 hectares, com um investimento total de 6,6 milhões de euros.
Números dados a conhecer por Marco Caldeira, diretor regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, que, acompanhado dos técnicos da Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico visitou a exploração da jovem empresária agrícola Jane Gonçalves, localizada na freguesia do Caniço.
Com uma área total de 6 500 m2, a exploração agrícola beneficiou de apoios à instalação de jovens agricultores e ao investimento, através do Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira - PRODERAM 2020, produzindo atualmente hortícolas, sobretudo alface, beterraba e couve, com toda a produção a ser escoada para o mercado regional. De notar que o investimento proporcionou a criação de três postos de trabalho.
Marco Caldeira aproveitou a visita efetuada para reiterar a vontade de ainda maior representatividade das mulheres e agradeceu a dedicação das mesmas para a competitividade e sustentabilidade da agricultura na Madeira e Porto Santo.
Afirmou igualmente que "podem contar com a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural para que seja uma realidade uma sociedade regional mais igualitária, nomeadamente no âmbito agrícola".