Entrar
Pesquisar
SRE
SRE
DRAE
DRAE
ADirecao
A Direção
Contactos
Contactos
Menu
Governo
Governo
SRE
SRE
DRAE
Direção Regional de Administração Escolar
ADirecao
A Direção
Instrumentos-de-Gestao
Instrumentos de Gestão
Publicitacoes
Publicitações
Circulares
Circulares
Areas
Áreas
Docente
Docente
Concursos
Concursos Pessoal Docente
Ofertas Públicas
Ofertas Públicas
Mobilidades
Mobilidades Docente
Circulares
Circulares Docente
Legislação
Legislação Aplicável Pessoal Docente
Documentos
Documentos Modelo Pessoal Docente
Não Docente
Não Docente
Procedimentos Concursais
Procedimentos Concursais Não Docentes
Recrutamento por Mobilidade
Recrutamento por Mobilidade Não Docente
Circulares
Circulares Não Docente
Legislação
Legislação Não Docente
Documentos
Documentos Modelo Não Docente
Administração e Gestão
Administração e Gestão
Delegações Escolares
Delegações Escolares
Escolas Básicas e Secundárias
Escolas Básicas e Secundárias
Publicitações
Circulares
Circulares Administração e Gestão
Legislação
Legislação Administração e Gestão
Observatório de Educação da RAM
Observatório de Educação da RAM
Estatísticas
Estatísticas
Publicações e Inquéritos
Publicações e Inquéritos
Literacia Estatística
Literacia Estatística
Dashboards
Dashboards
Metainformação
Metainformação
Contactos
Contactos
Entrar
Reivindicações atendidas a favor do Porto Santo
Região alerta para a necessidade de ser lançado, de imediato, o procedimento
28-03-2017
Administração Pública do Porto Santo
Em 24 horas úteis, a Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura respondeu à nova proposta de redação do Caderno de Encargos para o Concurso Público Internacional que prevê a exploração dos serviços aéreos regulares, na Rota Porto Santo/Funchal/Porto Santo. Comunicação que a Secretaria de Estado das Infraestruturas fez chegar, a esta Secretaria Regional, na passada sexta-feira, ao final do dia.
Nova proposta de redação que o Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, considera uma «conquista para toda a população do Porto Santo», na medida em que acautela as reivindicações que o Governo Regional apresentou ao Governo da República, num processo que, recorde-se, já remonta a setembro de 2016, «altura em que a Região preparou e antecipou a entrega dos seus contributos, em cerca de 3 meses, para assegurar que o processo fosse desenvolvido em conformidade e a favor dos interesses dos cidadãos residentes naquela ilha».
A atual proposta de Caderno de Encargos, conforme explica Eduardo Jesus, «garante o cumprimento das pretensões» que a Madeira tinha colocado em cima da mesa. «O Caderno de Encargos prevê que o avião tenha, no mínimo, 36 lugares, ao contrário do que anteriormente acontecia com a disponibilidade de 18 lugares apenas. Prevê, conforme também nós colocamos como exigência, a realização de voos extraordinários, sempre que haja razão para a existência dos mesmos. Os horários das frequências foram também ajustados e coloca-se a exigência de estarem sempre fixados em função das chegadas dos aviões que vêm de fora, principalmente de Portugal Continental, para evitar o desfasamento que muitas vezes acontecia a quem tinha de esperar horas no Aeroporto para embarcar», sublinha.
Por outro lado, prossegue o governante, «viu-se também garantido, neste Caderno de Encargos, a exigência do transporte de 23 quilos de carga no porão para cada um dos passageiros e mais 8 quilos de carga na cabine, uma circunstância que hoje não estava garantida». Paralelamente, reforça, a aeronave passa a dispor de capacidade de carga de 145 quilos por dia, para o correio ou outro tipo de carga que não tenha a ver com a bagagem dos passageiros.
Uma outra reivindicação expressa pelo Governo Regional e agora atendida tem a ver com a introdução da Tarifa ONE WAY. «Neste Caderno de Encargos, está contemplada, conforme exigido, que o passageiro residente possa comprar só uma ida ou só uma vinda, contrariamente ao que atualmente sucede», salienta. Ainda assim, o Governo Regional sugere que esta questão fique reforçada no Caderno de Encargos, em consonância com o que já está referido no Programa de Concurso.
Por último, outro aspeto que assumia a maior importância tinha a ver com a introdução desta operação num sistema informatizado, o qual permitirá, no futuro, o estabelecimento e a programação de voos em parceria com outras companhias e a existência do bilhete corrido, «vitando que as pessoas, ao aterrarem no Aeroporto da Madeira – Cristiano Ronaldo, tenham de esperar para embarcar para o Porto santo, passando outra vez pelo controlo e por um novo chek-in», explica Eduardo Jesus, lembrado que «o bilhete corrido era uma pretensão antiga da ilha e é um aspeto que confere, indubitavelmente, uma maior competitividade ao destino».
Satisfeito com esta nova proposta e perante o que vê, finalmente, consagrado na proposta apresentada pela Secretaria de Estado das Infraestruturas, o Secretário Regional acredita que estão reunidas as condições para que a futura Concessão venha a ser, conforme exigência do Governo Regional da Madeira, «mais justa, equilibrada e adequada às necessidades de mobilidade dos porto-santenses mas, simultaneamente, mais competitiva e atrativa aos turistas, o que obviamente é fundamental para o desenvolvimento socioeconómico de um território que se tem vindo a afirmar, ao longo destes últimos dois anos, pela positiva».
Ainda assim, Eduardo Jesus deixa um alerta para que o Governo da República proceda ao lançamento imediato do procedimento, «de modo a assegurar as ligações no período entre o final da concessão e o inicio da próxima, cujos atrasos resultaram da exclusiva responsabilidade do Governo Central».
Fonte oficial: SRETC
Autor:
Por favor, use apenas texto simples.
Email:
feedback:
Por favor, use apenas texto simples.
Fechar
Anexos
Descritores
Porto Santo
Rota aérea
Ligação aérea
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade
aqui.
Aceitar todos os Cookies
Aceitar apenas os cookies essenciais