Foi concluído em março do presente ano um Estudo relativo à Avaliação da Qualidade do Ar Ambiente na Baía do Funchal e que teve início em dezembro de 2017. Os locais escolhidos para este Estudo retratam locais de grande afluência pedonal (citadina e turística) e com influência marcante do tráfego automóvel, principalmente os pontos “Rotunda do Infante” e “Praça do Povo”, em contraste com uma zona de descanso e lazer no centro da cidade do Funchal, o “Parque de Santa Catarina. Na monitorização efetuada foi verificado o cumprimento dos limites definidos no Decreto-Lei n.º 102/2010, de 23 de setembro, na sua atual redação.
Durante o Estudo foram aferidos picos nas concentrações de PM10 resultantes de “Eventos Naturais”. A previsão destes Eventos é devidamente reportada de modo a salvaguardar os respetivos cuidados a ter para a proteção da Saúde Humana.
Deste Estudo concluiu-se que o Índice de Qualidade do Ar Ambiente (IQAr) é predominantemente Muito Bom/Bom e que as emissões dos Navios não refletem influência sobre a Qualidade do Ar no Funchal. Estes resultados refletem uma evolução positiva na Qualidade do Ar Ambiente em meio urbano, fruto de uma eletrificação de alguns setores essenciais para a retirada da poluição atmosférica das áreas pedonais por excelência, nomeadamente o setor automóvel, que reflete um parque de motores a combustão menos poluente e uma eletrificação já visível do setor.
O Relatório deste Estudo pode ser consultado em anexo.