Entrou em vigor no dia 10 de dezembro de 2024 o Regulamento (UE) n.º 2024/2865 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2024, que altera o Regulamento (CE) n.º 1272/2008, relativo à classificação, rotulagem e embalagem de substâncias e misturas.
Este Regulamento vem complementar o Regulamento Delegado (UE) n.º 2023/707 da Comissão, de 19 de dezembro de 2022, que introduziu novas classes de perigo para a Saúde Humana e para o Ambiente.
Inclui um conjunto de novas obrigações, que visam uma melhor responsabilização ao nível das importações, e em particular nas vendas diretas através da internet. Introduz também alterações ao nível da classificação de substâncias que contenham mais do que um constituinte (MOCS), bem como ao nível da rotulagem, salientando neste contexto as alterações introduzidas relativamente à possibilidade do uso de rótulos digitais, bem como aos rótulos desdobráveis. Salientar ainda, em particular, as regras específicas introduzidas para as estações de recarga, bem como para a publicidade de substâncias e misturas perigosas.
Contudo, existem diferentes datas de aplicação para as novas disposições. Deste modo, as novas regras serão aplicadas gradualmente, permitindo que as empresas adaptem os seus processos e produtos às exigências legais, a saber:
Para mais detalhes e conhecimento de todas as novas obrigações e disposições introduzidos pelo regulamento, pode ser consultado o respetivo texto legal disponível no JOUE.
Complementarmente, regista-se que foi também publicada, a 18 de novembro último, uma Retificação do Regulamento Delegado (UE) n.º 2023/707 da Comissão, de 19 de dezembro de 2022, que altera o Regulamento (CE) n.º 1272/2008 (Regulamento CLP), no que se refere às classes de perigo e aos critérios de classificação, rotulagem e embalagem de substâncias e misturas, também disponível no JOUE.