Pesquisar

DRAM acompanha evolução do impacto dos Eventos Naturais na Qualidade do Ar

Consulte o Estudo efetuado pela DRAM 20-12-2024 Direção Regional do Ambiente e Mar
DRAM acompanha evolução do impacto dos Eventos Naturais na Qualidade do Ar

As fontes naturais de poluição do ar resultam de fenómenos que ocorrem naturalmente estando normalmente sujeitas a ciclos naturais periódicos, e sem intervenção humana. Estas fontes incluem as erupções vulcânicas, incêndios florestais, poeira transportada pelo vento, spray de sal marinho e emissões de compostos orgânicos voláteis das plantas.

Na RAM os fenómenos naturais, denominados eventos naturais, que mais têm contribuído para episódios de fraca qualidade do ar tem origem nas intrusões de massas de ar resultantes do transporte de poeiras e partículas em suspensão provenientes dos desertos do norte de África, introduzidas na atmosfera por tempestades de areia que ocorrem nessas regiões.

Quando se verifica uma intrusão de massa de ar com estas características, observa-se na atmosfera a presença de partículas e poeiras em suspensão, identificáveis pela tonalidade amarelada ou esbranquiçada do céu, que podem estar associadas quer a tempo seco, quer à ocorrência de ‘chuva de lamas’ e que deixam as superfícies expostas ao ar, cobertas de poeiras. Estes dois tipos de eventos naturais têm a mesma génese, constituem massas de ar que são formadas sobre grandes regiões secas e áridas, como os desertos do Sahara e Sahel, e que transportadas pela circulação atmosférica, podem alcançar regiões distantes.

Nos últimos três dias tem-se verificado a ocorrência de Eventos Naturais na RAM e que tiveram e estão a ter impacto na Qualidade do Ar que respiramos.

A RAM está munida de uma Rede de Qualidade do Ar e os dados de Partículas (PM10/P2,5) estão a ser acompanhados pela Direção Regional do Ambiente e Mar (DRAM), que através do seu site, tem vindo a informar o público da Previsão de Eventos Naturais.

Assim e na sequência do supra a DRAM vem dar conhecimento das concentrações de partículas dos últimos dias, sendo que a mesma continua atenta à evolução das mesmas.

O Relatório deste Estudo pode ser consultado em anexo.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.