O Relatório Anual de Gestão de Resíduos Urbanos (RARU) de 2023, disponível para consulta, documenta a evolução da gestão de resíduos urbanos da responsabilidade dos municípios e do Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) na Região, face aos objetivos e metas traçados na Estratégia Resíduos Madeira (ERRAM). A informação reportada resulta do tratamento dos dados submetidos pelas entidades intervenientes.
A produção de resíduos urbanos na Região Autónoma da Madeira foi de 124 229 toneladas, em 2023, o que corresponde a uma capitação anual de 487 kg/hab.ano.
A taxa de Recolha Seletiva foi de 12,5%, e a taxa de Preparação para Reutilização e Reciclagem foi de 23,8%. A percentagem de resíduos urbanos biodegradáveis que tiveram como destino final o aterro, foi de apenas 0,1%.
Os valores obtidos encontram-se alinhados com as metas estabelecidas na ERRAM. A caracterização dos resíduos depositados em cada ecoponto evidenciam, contudo, o potencial de recuperação e reciclagem que ainda é desperdiçado.
A elevada percentagem de biorresíduos presente na recolha indiferenciada, evidencia uma fração de resíduos que terá de ser valorizada a curto prazo.
A importância da sensibilização e educação ambiental, do investimento na otimização dos sistemas de recolha e triagem, e da prevenção da produção de resíduos fazem parte das considerações finais do RARU 2023.