A Direção Regional do Ambiente e Mar (DRAM), em representação da Secretaria Regional de Agricultura, Pescas e Ambiente (SRAPA), participou na 1.ª reunião de parceiros do Projeto INTERREG MAC CIRCULAROCEAN, que decorreu na ilha de Tenerife entre os dias 23 e 24 de janeiro de 2025. O primeiro dia de reunião foi marcado pela apresentação dos parceiros e das principais linhas de orientação das ações a desenvolver no âmbito deste projeto que tem como objetivo, estabelecer soluções para melhorar a gestão do lixo-marinho com recurso a uma abordagem de economia circular nas ilhas da Madeira, Açores e Canárias. O segundo dia foi dedicado à apresentação de iniciativas de gestão e valorização de resíduos de acordo com os princípios da economia circular realizadas nas ilhas Canárias. Neste âmbito, foi efetuada uma visita às instalações de um operador de tratamento de resíduos elétricos e eletrónicos (REEE), a empresa EWASTE, localizada no Complexo Ambiental de Tenerife. Foi dado a conhecer o trabalho realizado pela Associação de Gestores de Resíduos de Canárias (AGERCAN), pelo projeto Upcycling the ocean, e iniciativas de economia circular dinamizadas pelas Associação Espanhola de Lixo-Marinho (AEBAM) tais como o Fórum MARLICE.
O Projeto INTERREG MAC CIRCULAROCEAN 1/MAC/2/2.6/0023 enquadra-se na Prioridade 2: MAC Verde – transição ecológica, apoio ao desenvolvimento de uma economia verde e azul, luta contra a mudança climática, prevenção e gestão de riscos e catástrofes, e no Objetivo Específico 2.6 - Fomento da transição para uma economia circular e eficiente no uso de recursos, aprovado ao abrigo do Programa de Cooperação Interreg VI-D Madeira-Açores-Canárias (MAC) - Programa INTERREG MAC 2021-2027.
Este projeto conta com a participação de 13 sócios beneficiários de três regiões ultraperiféricas europeias - Açores, Madeira e Canárias, pertencentes a dois Estados-Membros: Portugal e Espanha, e 3 países terceiros nomeadamente: Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Gana.
A nível regional, a SRAPA, através da DRAM assume a coordenação dos parceiros locais, nomeadamente: Direção Regional de Pescas, ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação e SPEA-Madeira.