O Governo Regional da Madeira está a apoiar a família da Alice Aguiar, a menina de 9 anos, filha de pais madeirenses, que faleceu vítima do ataque, segunda-feira, em Southport, no Reino Unido. O executivo madeirense irá assumir as despesas das deslocações dos familiares para o Reino Unido e está já a assegurar o apoio psicológico à família da Alice que reside na Madeira.
“Recebemos, por parte da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, o pedido para apoiar a deslocação, para Manchester, de três avós da Alice Aguiar, a menina brutalmente assassinada em Southport, bem como para os acompanhantes (tio e prima)”, começou por dizer o diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Sancho Gomes.
“Atendendo ao carácter trágico e absolutamente excecional da ocorrência, o Governo Regional irá garantir estas deslocações, minimizando, na medida do possível, a angústia dos pais que se encontram num país estrangeiro, a viver um drama pelo qual nenhum pai ou mãe deveria passar”, sublinhou, referindo que esta tragédia deixou todos os madeirenses na Região e na Diáspora “incrédulos” e “chocados”.
“O Senhor Presidente do Governo tem acompanhado esta situação desde o início, assumindo que o Executivo Regional prestaria todo o apoio à família da Alice, dentro daquelas que são as competências da Região”, continuou Sancho Gomes, adiantando que a Madeira irá fazer-se representar institucionalmente nas cerimónias fúnebres que irão decorrer em Manchester.
A Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa tem estado em articulação próxima e diária com autoridades consulares em Manchester, bom como com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesa, para perceber quais as necessidades dos pais e da família da Alice que vivem momentos dramáticos de forma a encontramos soluções. “Tudo o que estiver ao nosso alcance”, garantiu Sancho Gomes, referindo que dentro das competências da Região estão as deslocações, o acompanhamento psicológico em solo regional, e a presença do executivo em Manchester para homenagear esta família.
Alice Aguiar foi uma das três vítimas mortais de um ataque ocorrido na passada segunda-feira, dia 29 de julho, num centro de dança em Southport, no Reino Unido.