No âmbito do projeto "Educação Alimentar" da DRE, realiza-se, a partir de 16 de outubro, a oficina de formação "Educação Alimentar na Escola – o professor na promoção da saúde", destinada a docentes de todos os níveis de ensino.
Cultivar hábitos saudáveis desde cedo previne doenças e promove a saúde e o bem-estar. Neste contexto, a escola é um espaço propício para a educação alimentar, complementando a referência familiar e oferecendo um contexto de aprendizagem formal.
Segundo o mais recente Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, de 2015-2016, os hábitos alimentares das crianças e adolescentes em Portugal estão desadequados. Em Portugal, durante o ano 2021, um estudo a cargo do Global Burden Disease Study concluiu que os hábitos alimentares inadequados foram os principais determinantes da perda de anos de vida saudável dos portugueses, contribuindo, respetivamente, para 8,3% e 7,5% do total de mortes.
Perante este contexto, urge cultivar hábitos saudáveis desde cedo para a prevenção da doença e a promoção da saúde e bem-estar. A escola é, assim, um espaço privilegiado para a implementação de estratégias de educação alimentar, na medida em que pode oferecer um contexto de aprendizagem formal sobre esta e outras matérias, complementando a referência familiar.
A troca de experiências e a análise crítica entre formadores e docentes serão os catalisadores para definir e desenvolver estratégias nas escolas que incentivem escolhas alimentares saudáveis pelas crianças e jovens.
Os interessados podem consultar o programa e realizar a sua inscrição até 1 de outubro na Plataforma Interagir em: https://teducativas.madeira.gov.pt/s/EducAlimentar
Para inscrever a escola neste projeto, até ao dia 7 de outubro de 2024, aceda a https://projetosdre.madeira.gov.pt/edualimentar/inscricoes/