A secretária regional de Agricultura, Pescas e Ambiente esteve na abertura da IV Semana da Alimentação, promovida pelo Município do Funchal. O evento insere-se no Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar celebrado, anualmente, a 29 de setembro.
Enquanto governante com a tutela da Agricultura, das Pescas e do Ambiente, Rafaela Fernandes referiu que o seu compromisso é com o equilíbrio entre o progresso, a sustentabilidade e a solidariedade, lembrando que o desperdício alimentar, além de ser uma grave questão ética, tem implicações ambientais, sociais e económicas que afetam diretamente a nossa comunidade. A governante fez mesmo alusão à mensagem do Papa Francisco para o Dia Internacional sobre Perda e Desperdício de Alimentos: «é essencial fortalecer em nós a convicção de que os alimentos jogados fora são uma ofensa aos pobres».
A governante disse ainda que a agricultura e a pesca continuam a ser atividades fundamentais para muitas famílias madeirenses, fornecendo produtos de alta qualidade que honram as tradições da nossa terra e do nosso mar. Porém, referiu, «é precisamente por não ser um setor dominante que devemos valorizar cada recurso que produzimos, evitando que o desperdício se torne um fardo para o meio ambiente e para a economia local. O que não podemos permitir é que o esforço dos nossos agricultores e pescadores se perca em cada etapa da cadeia alimentar, desde a produção até ao consumo».