A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE), através da Direção Regional de Educação (DRE), realizou, no dia 21 de junho de 2024, o Seminário: Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário, no sentido de divulgar às escolas e aos professores de Matemática as novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário, homologadas pelo Despacho nº. 702/2023, de 13 de janeiro, e que entraram o em vigor em setembro deste ano para os alunos do 10º ano de escolaridade.
Considerando o impacto esperado nas aprendizagens, e atendendo a que a DRE é o organismo da SRE que promove, desenvolve, operacionaliza e apoia as medidas de coordenação de âmbito pedagógico e didático, pretendeu-se garantir aos professores de Matemática do Ensino Secundário a oportunidade de refletir e discutir, em conjunto com autores das Aprendizagens Essenciais (AE), a operacionalização das novas AE.
O Seminário teve como conferencistas João Almiro e Paulo Correia, professores e membros da Associação de Professores de Matemática (APM), coautores e membros da equipa de trabalho das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário, e, ainda, Elsa Fernandes, Vice-Reitora da Universidade da Madeira com o pelouro da Investigação, Internacionalização, Inovação e Empreendedorismo, que tem colaborado com a SRE, no âmbito da consultoria científica para a formação contínua de professores de Matemática.
O evento compreendeu conferências, com a discussão das principais mudanças introduzidas no currículo, nomeadamente, as orientações curriculares, as ideias inovadoras, as ideias-chave e a exploração de conceitos, o recurso sistemático à tecnologia e a importância da integração das tarefas e recursos educativos na prática letiva, assim como um workshop, dinamizado também pelas formadoras da DRE, Paula Cristina Reis Lopes e Sónia José Teixeira de Faria Abreu (que participaram na Formação de Formadores, dinamizada pela DGE, sobre as novas AE de Matemática para o Ensino Secundário), e a discussão da experiência da implementação das AE com turmas-piloto.
Na sequência da realização do Seminário Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário, sentiu-se necessidade de criar um espaço de interação e de diálogo dos professores, entre si e com autores das AE, Paulo Correia e João Almiro, destinado aos docentes de Matemática do Ensino Secundário, para refletir e discutir sobre ideias, temas, estratégias e metodologias, no âmbito da implementação das AE.
Trata-se de encontros informais, a distância, com o objetivo de acompanhar e apoiar os professores de Matemática da RAM, especialmente de Ensino Secundário, com turmas de 10º ano de escolaridade no ano letivo 2024-2025 na implementação das AE.
A primeira sessão realizou-se a 30 de setembro e contou com a presença de 19 docentes. O próximo encontro está agendado para o dia 14 de outubro, a partir das 18:30.
Os professores interessados poderão participar, acedendo a https://forms.office.com/e/rGBtU0QKiu
No âmbito da Implementação das novas Aprendizagens de Matemática para o Ensino Secundário no Ensino Profissional e em Matemática B, a DRE promove a 8 e 9 de novembro um novo Seminário, constituído por um momento teórico e outro momento prático, num total de 7 horas.
O evento, agora realizado, terá como conferencistas Maria Teresa Gabriel dos Santos e Nélida Martins Filipe, professoras que integraram a equipa que elaborou as novas Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Secundário, no que diz respeito ao Ensino Profissional e à Matemática B.
A implementação das novas AE no Ensino Profissional representa não só a introdução de ideias inovadoras, mas também de metodologias e estratégias educativas centradas no aluno e no processo de aprendizagem, com o objetivo de dotar os jovens de competências transversais que lhes possibilitem a aprendizagem ao longo da vida e suportem o desenvolvimento profissional num mercado de trabalho em rápida evolução.
É fundamental, por isso, dotar os professores de competências e capacidades que lhes permitam operacionalizar o documento com qualidade, rigor e eficácia.