O novo sistema de bilhética continua o seu percurso de transição, aproximando-se agora da fase de final.
Foram já emitidos novos passes GIRO para a grande parte do universo dos cartões antigos que se encontram em circulação. No entanto, até à presente data verifica-se que uma percentagem elevada dos passes +65 ainda não foram recolhidos pelos seus titulares, apesar de estarem disponíveis para levantamento.
A informação referente à data a partir da qual foram disponibilizados, bem como os dias e horas de atendimento, encontra-se publicitada no site da SIGA - https://siga.madeira.gov.pt/noticias/show/48.
Mais se informa que a partir de 15 de janeiro de 2025, inclusive, não será possível viajar sem um título de transporte válido, pelo que, na ausência de passe válido, será necessário adquirir um bilhete de bordo.
A mesma situação aplica-se aos passes 4_23 para os estudantes. Neste sentido, alertam-se a todos os alunos que devem verificar se o seu passe possui alguma anomalia, ou seja, se não é lido na consola de bordo dos autocarros quando surge um indicador sonoro e vermelho no visor.
Lembramos que no caso do “Passe Social 4_23” é entregue o talão de carregamento ao cliente, que deve conservá-lo e apresentar ao Motorista no caso de cartão danificado. Em alternativa, para os alunos até aos 23 anos, poderá ser solicitado uma guia provisória com validade máxima até 14/01/2025, através do site SIGA, devendo, contudo, tratar logo da substituição do passe junto do Operador da sua área de residência.
No caso das várias tipologias de Passes Gratuitos que se apresentem danificados, o cliente deve dirigir-se ao Operador da sua área de residência com o seu cartão danificado e solicitar a emissão do novo cartão na hora.
Visto que, por ora, os carregamentos dos títulos mensais apenas podem ser realizados nos balcões de atendimento dos operadores, recomendamos a todos os passageiros que, sempre que possível, antecipem o carregamento do seu passe, não deixando para o final do mês, evitando assim as filas de espera. O carregamento para o mês de janeiro de 2025 encontra-se aberto desde o dia 20 de dezembro.
Atendendo à época festiva em que nos encontramos, existem alguns condicionalismos no horário de atendimento dos vários operadores, razão pela qual se aconselha a consulta prévia dos horários atualizados em: https://siga.madeira.gov.pt/pontosvenda
Recomendamos ainda que os passageiros utilizem preferencialmente os balcões dos operadores que servem a sua área de residência, minimizando, assim, a concentração excessiva de utilizadores nos mesmos locais.
Nos próximos dias, e de modo a minimizar os constrangimentos que possam resultar do elevado afluxo de clientes, será priorizado o carregamento dos títulos de transporte, podendo ser interrompido o processo de receção dos formulários, nas lojas físicas.
Será possível, contudo, continuar a solicitar os novos passes "online", acedendo a https://siga.madeira.gov.pt/troca_passe e seguindo os vários passos indicados. Esta opção está já disponível para todos os passes, com exceção do Passe Social Reformado 0, I e II/Invalidez 0, I e II.
Informação também disponível em https://siga.madeira.gov.pt/noticias.