O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, juntou-se hoje, sábado, no Parque de Santa Catarina, aos cerca de 800 jovens escoteiros e guias da Associação de Escoteiros de Portugal, do Corpo Nacional de Escutas – Região da Madeira e da Associação de Guias de Portugal, por ocasião do Dia do Pensamento, iniciativa assinalou o aniversário de Baden-Powell, fundador do Movimento Escutista e criador do maior Movimento Mundial de Jovens.
Na sua intervenção, o Chefe do Governo agradeceu aos chefes e dirigentes das três associações o tempo dedicado aos mais jovens, através do movimento escotista e guidista, incutindo-lhes formação, educação e valores civilizacionais «imprescindíveis» à sociedade de hoje e de amanhã.
«Quero hoje louvar os dirigentes seniores, os mais experientes, pela vossa dedicação ao escotismo, que é, no fundo, uma causa ao serviço das novas gerações e da solidariedade mundial», disse o líder do Executivo.
«As associações de escotistas e de guias têm tido um papel imprescindível na formação e na educação dos nossos jovens, incutindo aqueles que são os valores da civilização e pelos quais nos devemos pautar no presente e no futuro», continuou.
Miguel Albuquerque assegurou que o trabalho desenvolvido pelas associações junto dos mais jovens merece e continuará a merecer o reconhecimento e o apoio do Governo Regional.
Na Madeira, através do Programa de Apoio ao Associativismo Jovem e do Programa de Inovação e Transformação Social, o Governo Regional, através da Direção Regional de Juventude, apoia financeiramente as três entidades, na valorização da educação não formal, como uma ferramenta para desempenhar um papel crucial no desenvolvimento de competências, como liderança, trabalho em equipa, comunicação e resolução de problemas.
Referir que o Dia do Pensamento é um momento especial para o movimento escotista e guidista, com atividades que promovem a reflexão, sobre as mais variadas temáticas, a uma escala global, nomeadamente a fraternidade, o amor ao próximo, a união e a harmonia de toda a humanidade. São ainda recordados neste dia todos os jovens que por qualquer impedimento, muitas vezes devido a regimes políticos ou religiosos intolerantes, mas também por situações de pobreza extrema ou por se encontrarem num país em guerra, não podem viver a aventura do Escotismo/Guidismo.